Conceive
Conceive - FEED

Psicologia

Terapia Relação Mãe-Bebê

Sabemos que o pós-parto é um período de muitas mudanças. Adaptações são constantemente necessárias para que os novos pais possam cuidar e acolher o bebê da melhor forma possível.

Quando os pais saem do hospital e levam para casa o bebê (o qual popularmente costuma-se dizer que não vem com “manual de instrução”), uma série de novos desafios é vivida diariamente: como “decifrar” as diferentes necessidades dos bebês, os diferentes choros, as dificuldades para mamar, comer, dormir, entre tantos outros comportamentos.

Muitas vezes esses comportamentos e essa nova rotina geram uma angústia intensa nas mães, que podem começar a se sentir cansadas e inseguras para lidar com tantas mudanças, e com problemas tão diferentes do seu mundo anterior à maternidade. O bebê, uma vez que está totalmente vinculado à mãe, consegue “captar” esse sentimento de insegurança da mãe e “reage” ao mesmo, expressando sua angústia através dos seus comportamentos.

O psicólogo entra neste circuito como um profissional de apoio, que tenta estabelecer uma leitura e um entendimento sobre os eventuais problemas na relação mãe-bebê que, uma vez esclarecidos, tranqüilizam as mães e conseqüentemente aliviam os sintomas dos bebês.

Esse apoio psicológico é oferecido também para os pais de “segunda” e “terceira” viagem, pois a chegada do irmãozinho geralmente provoca diversas reações emocionais e comportamentos regressivos nos irmãos mais velhos. É comum observarmos os irmãos voltarem a usar chupeta, quando ainda pequenos, por exemplo, começar a fazer xixi na cama, apresentar uma fala infantilizada, entre tantas outras manifestações dos seus sentimentos através destes comportamentos.

Oferecemos desta forma um acompanhamento psicológico de todo ciclo gravídico-puerperal, pois sabemos que esta é uma fase da vida de muitas transformações e o profissional da área é um facilitador deste processo, para que todos – mãe, pai, bebê e irmãos -- possam vivenciar as alegrias da convivência e desta nova união e vínculo familiar.

Conceive
Rua Abilio Soares, 1111 - Cep: 04005-004 - Paraíso - São Paulo - SP
Fone: 11 - 3057.3003